No último sábado, dia 2/abril, o Clube Santista de Pesca Amadora, com o apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) da Prefeitura Municipal de Santos (@santoscidade), realizou o 17° Torneio de Pesca Cidade de Santos, na praia da Aparecida, em Santos/SP. Os mais de 60 pescadores e pescadoras, que vieram de várias cidades de São Paulo, não se intimidaram com a noite de chuva, frio e mar ressacado. Nas quatro horas de competição foram pescados mais peixes que a expectativa, o que tornou a disputa bem animada e fez do evento um sucesso
MATÉRIA PREFEITURA DE SANTOS
Torneio de pesca sob chuva e frio em Santos resulta em solidariedade
Sob a chuvosa noite de sábado (2) e temperatura em torno de 18 graus, 33 duplas de pescadores disputaram, na Praia da Aparecida, o 17º Torneio Cidade de Santos, promovido pela Associação Clube Santista de Pesca e Lançamento.
O pescado obtido, ainda não contabilizado, será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade de Santos, que o distribuirá às 107 instituições cadastradas.
Os vencedores da disputa foram: categoria masculina – 1º Antelino JR e Lucas Monteiro; 2°, Rafael Gagliotti e Gabriel Secchiero e 3° Ricardo Cruz e Márcio Agostinho; categoria acima dos 55 anos, dupla campeã José Cruz e Nelson Prado; e campeã feminina Luiza Sano e Helena. Maior peixe capturado, um bagre, Márcio Agostinho.
‘TERAPIA’
Com apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) de Santos, a competição reuniu pescadores de diversas regiões de São Paulo e também do Paraná. Um deles era o empresário José Cruz que, no mundo do molinete e da isca é conhecido como Mortadela. “Essa aqui é a melhor terapia”, contou ele, morador de São José dos Campos, não se importando com a chuva e a temperatura nada amena antes de começar a competição, que só terminou às 23h.
Mortadela conta que tomou gosto pela pescaria por influência de familiares e prefere pescar em praias. “Participo de competições desde 1984. Chuva? Não atrapalha em nada. Gosto mesmo é de pescar robalo”. E ele estava no ponto certo: no trecho do mar, no bairro Aparecida, são encontrados robalos, corvinas, canguás e betaras.
Luiza Shiyoko Shinohara Sano tem sete títulos do Campeonato Paulista e veio de São Bernardo do Campo para participar da competição. “Gosto de pescar em qualquer lugar. Pesco há mais de 20 anos”. A chuva de sábado à noite? Nenhum problema para a atleta, que já enfrentou 3 graus negativos em uma competição na Sérvia.
Segundo um dos organizadores do evento, Ricardo Rodrigues da Cruz, o Minduim, os peixes que serão doados respeitam medidas exigidas pelo Ibama. Um relatório do total pescado também será enviado ao órgão federal para monitoramento minucioso da pesca no Litoral.
Prefeitura de Santos